top of page
Equipe trabalhando na sala do sistema

JBLWCBlog

BRASIL ECONOMICAMENTE SUSTENTÁVEL



Em numerosos países que ainda vivem em secular atraso como o Brasil, a inexistência de infraestrutura necessária à introdução de novos conceitos aliados à tecnologia moderna, com os preços muitas vezes proibitivos dos investimentos necessários e a impossibilidade de desenvolver em prazos exíguos os quadros econômicos adequados e os meios desejados para atingi-los a curto e a médio prazo, constituíram-se e constituem-se em obstáculos tão sérios à aplicação de novas técnicas ecológicas, sociológicas e filosóficas contemporâneas, que possam ser somadas a mais técnicas de dinâmicas progressistas avançadas, particularmente no domínio do social dentro das novas perspectivas históricas, geográficas e geopolíticas que hoje, mesmo estando-se frente a frente com situações irretorquíveis relativas ao aquecimento global, e às questões ecológicas, onde desdobram-se e desnudam-se graves perigos, perante as parcas possibilidades de superação dos gravíssimos problemas do chamado Terceiro Mundo, onde infelizmente o nosso Brasil está cronicamente inserido há cinco séculos, que para pensarmos na inserção do nosso país dentro dos atuais conceitos de sustentabilidade, temos que primeiro trabalharmos na construção da base formadora da pirâmide do mundo sustentável, através da urgente implantação dos seguintes projetos nacionais, cuja a espinha dorsal deve ser formada por quatro atividades fundamentais que são as mesmas para todo o país e mais ONZE de aplicabilidades regionais dado às características diferentes de cada região do Brasil.


Transformação do indivíduo: É um indivíduo que muda a si mesmo antes de mudar a Sociedade. Os indivíduos com o progresso da Informática, com o avanço dos computadores, celulares e redes sociais, podem provocar grandes mudanças com muito mais eficácia do que a maioria das Instituições.


Fontes de energia limpa: solar e eólica: O desenvolvimento de tecnologias de fontes de energia solar e eólica acessíveis, inesgotáveis e limpas terá enormes benefícios a longo prazo. Ele vai aumentar a segurança energética dos países através da dependência de recursos naturais endógenos, inesgotáveis e, principalmente, independentes de importação, o que aumentará a sustentabilidade, reduzirá a poluição, reduzirá os custos de mitigação das mudanças climáticas e manterá os preços dos combustíveis fósseis cada vez mais baixos, até a total eliminação do seu uso no planeta. Estas vantagens são globais. Sendo assim, entre os custos adicionais dos incentivos para a implantação precoce dessa tecnologia devem ser considerados investimentos em aprendizagem; que deve ser gasto com sabedoria e precisam ser amplamente compartilhados.


Reciclagem: Este processo hoje essencial para a Sociedade, permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa. A reciclagem é um componente essencial da gestão de resíduos moderna e é o terceiro componente da hierarquia dos resíduos "reduzir, reutilizar e reciclar". Entre os múltiplos materiais recicláveis que produzem bons índices de reaproveitamento, estão diversos tipos de vidro, papel, metal, plástico, tecido, entulho de construção e componentes eletrônicos. A compostagem ou reutilização de detritos biodegradáveis, como lixo de cozinha ou de jardim, também é considerada reciclagem No meio ambiente, tanto a reciclagem, como a reutilização podem reduzir a acumulação progressiva de resíduos, evitando a produção de novos materiais, como por exemplo o papel, que exigiria o corte de mais árvores, com emissões de gases como metano e gás carbônico, consumo de energia, agressões ao solo, ar e água, entre outros tantos fatores negativos. No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento. No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através da preservação das condições ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres. No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis, alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo. Eles também trabalham na coleta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população, porém de grande interesse social, para que se produza trabalho para milhares de pessoas que passarão a usufruir dos benefícios da livre iniciativa. Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.


Tecnologia do lixo: Esta tecnologia, chamada sistema de coleta de lixo para tratamento múltiplo, que consiste na classificação automática e tratamento diversificado de lixo controlado por computador, não produz dioxinas e outros materiais prejudiciais. Além disso, os gases resultantes no processo de tratamento são utilizáveis para gerar eletricidade e os restos poderiam servir de matéria prima para a produção de materiais de construção.


A base da pirâmide sustentável deve ainda contar com projetos regionais adequados às necessidades de cada região pautados nos temas, aos quais abordarei um por um:

Organização sindical cidadã.

Produtos orgânicos.

Construção sustentável.

Educação corporativa.

Gestão de resíduos sólidos.

Agricultura familiar com a produção de alimentos saudáveis.

Inovação Social.

Responsabilidade social.

Educação por valores.

Economia criativa e solidária.

Ação comunitária regional.






José Barbosa Leite

JBL World Consulting

www.jblworldconsulting.com


Comments


bottom of page